domingo, 16 de dezembro de 2007

Fifa decide que Mundial de Clubes de 2000 foi o 1º oficial

O Corinthians conseguiu uma vitória sobre o rival Palmeiras. Desta vez, fora de campo: a Fifa decidiu neste sábado que o primeiro Mundial de Clubes oficial é o de 2000, vencido pelo Timão. E cita em seu comunicado que não reconhece a Copa Rio, vencida pelo Verdão em 1951, como tal.

O Comitê Executivo (da FIFA) tomou hoje (sábado) a decisão e é definitiva - afirmou o presidente Joseph Blatter.

O Mundial de Clubes no Japão substituiu em 2005 a Copa Intercontinental, da qual participavam os campeões da Europa e da América do Sul.

No ano 2000, a FIFA organizou um torneio em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a presença de equipes de todos os continentes, cuja final foi disputada entre Corinthians e Vasco no Maracanã, com uma vitória nos pênaltis do time paulista.

- O campeão do primeiro Mundial de Clubes da Fifa é o Corinthians - declarou Blatter no Japão, onde está sendo disputada a que é agora a quarta edição do torneio.

Milan e Boca Juniors farão a final no domingo, em Yokohama. Até o momento, os times brasileiros dominam as estatísticas da competição, já que ao triunfo do Corinthians somam-se os títulos conquistados pelo São Paulo sobre o Liverpool (1 a 0) em 2005 e pelo Internacional de Porto Alegre sobre o Barcelona (1 a 0) em 2006.

Palmeiras chegou a comemorar o título mundial

Em 28 de março, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que a Fifa homologaria em uma semana o título mundial de 1951. Um dos mais empolgados com a notícia foi o prefeito de São Paulo, o palmeirense José Serra. Dois dias depois, o Palmeiras revelou que recebeu por fax a confirmação da Fifa de que a Copa Rio foi considerada o primeiro Mundial de Clubes.

A Copa Rio foi um torneio criado para diminuir o impacto da derrota do Brasil na Copa de 1950, no Maracanã. Representantes da Fifa estavam presentes no dia da final, entre Verdão e Juventus (ITA), e o então presidente Jules Rimet entregou a taça de campeão ao Palmeiras.

Em 2001, o clube alviverde começou a preparar um dossiê sobre a Copa Rio para convencer a Fifa de que o torneio foi um Mundial, reunindo documentos e jornais de vários países na época.

Após a notícia de que o Verdão tinha sido oficializado pela Fifa como campeão do mundo, o Fluminense, vencedor da Copa Rio de 1952, também afirmou que pediria à organização o título mundial.

Porém, em 26 de abril, a Fifa avisou que ainda estava estudando se oficializaria ou não o título da Copa Rio como oficial. A nova reunião ficou marcada para maio, mas nenhuma solução foi decidida. Agora, no Japão, Blatter afirma que o primeiro Mundial é realmente o de 2000, organizado pela Fifa no Brasil e vencido pelo Corinthians.

Fonte: GloboEsporte.com

Nenhum comentário: